10 de junho de 2012

Dicas para trabalhar com feltro - última parte

      Olá!
      Depois que vocês já viram onde comprar feltro e  tesouras  vamos aos próximos passos? No outro post eu disse que não sabia onde comprar o plumante pela internet, depois encontrei aqui. Lembrando que, nunca comprei nesta loja, procurem por avaliações.


{Moldes}
   
     A internet é recheada dos moldes que você precisar. O google  será sua ferramenta principal, faça pesquisas até encontrar o que precisa. Olha onde você irá encontrar muitas ideias:
 - Feltro Moldes Artesanato em Geral
 - Santo Feltro
 - Moldes do Tessituras


{Riscar os moldes}


Para riscar o feltro eu uso o  lápis 6B da Faber Castell, tomo o cuidado de  manter a ponta bem fina pois ao cortar sempre o  faço  para dentro do risco eliminando qualquer vestígio do lápis. Faço os moldes em caixas de leite. Lembre-se: quando for riscar moldes onde duas partes serão unidas pelo ponto de costura você deve riscar uma parte usando o molde de um lado (ex: parte prateada da cx de leite) e a outra parte usando o lado de fora da caixinha. Desse modo você terá uma peça mais uniforme, melhor dizendo as duas terão um "casamento" perfeito.






       Para riscar círculos, eu fazia o mesmo processo com as caixas e leite, depois a ficha caiu e comecei a fazer de uma forma mais prática, usando tampas de plástico em vários tamanhos e uma almofada de carimbo.




     Olhem meu acervo!



{Moldes de letras}


   
     Os moldes das letras que uso nos enfeites para porta de maternidade faço assim:


- No  word
- Escolho a letra mais gordinha: cooper black
- Escrevo todo o alfabeto
- Escolho o tamanho
- Antes de imprimir, para economizar tinta, seleciono as letras, clico em: 
   1- formatar
   2- fonte
   3- em Efeitos marco a opção: Contorno
   4- Ok
    
   E agora é só imprimir. Para conseguir outros modelos, procure letras em sites onde é possível baixá-las no seu pc.




{Costurar e encher a peça}


     A paciência é uma virtude, que você irá precisar ter de sobra para que a peça fique bem feita. Existem o ponto caseado e ponto alinhavo para unir as partes do feltro. Já usei o alinhavo, mas o caseado de longe é o melhor e mais bonito na minha opinião. Isso não quer dizer que para alguns detalhes você não poderá usar o ponto alinhavo, claro que vai! No youtube você encontrará muitas pessoas ensinando o caseado. Selecione alguns vídeos e mãos à obra!  Ao preencher  peças pequenas com o plumante acrílico evite utilizar grande quantidade, vá pegando aos poucos, bem desfiado, para que o resultado seja uma peça uniforme sem fazer volume em algumas partes e ficar fofas em outras. Meninas, por favor, j-a-m-a-i-s tenham preguiça de usar o plumante, uma peça mal preenchida que fique afundando, bem magrinha, é terrível!!! Use plumante sem dó nem piedade!


{Cola}


     Para colar detalhes ou mesmo pequenas partes do feltro eu uso a cola Pegamil e a cola Círculo. Se bem que ultimamente ando preferindo a Círculo, que vem com um detalhe interno na tampa evitando o ressecamento. É uma cola que você deve usar rapidamente e tampar pois seca rápido e ter bastante atenção pois se colar errado acabou, perdeu a peça. Prepare-se para viver sem esmalte, onde cai um pinguinho é como se fosse acetona rsrsrs.  Para peças grandes uso a cola quente, mas também com cuidado para que o acabamento fique perfeito, é muito ruim ver restinho de cola na junção dos detalhes na peça.
     Onde comprar: Armarinho São José



{Limpeza da peça}


    Ao terminar uma peça faça uma vistoria para conferir se está tudo perfeito, não deixe nada de plumante saindo pelos pontinhos, faça uma "limpeza" geral!


{Embalagem e tags}


    Uso saquinhos de celofane, transparentes, amarro sempre com fitinhas de cetim, particularmente acho a fita mais charmosa do que o fitilho. Recentemente vi uma ideia muito legal de embalagem com saquinho de papel no blog da Iara Passerotti, veja que legal aqui.
   Eu testei do meu jeito.


    Minhas tags sempre mando fazer na Duoo,a Alê é super legal, faz do jeito que precisar. Você também pode criar suas tags artesanalmente.
    Use retalhos, passe um pouco de termolina leitosa, quando estiver sequinho é só carimbar ou escrever à mão mesmo. Outra sugestão veja aqui.



     Agora quero aproveitar para deixar mais algumas dicas de blogs e sites para vocês visitarem. São informações para quem  quer ter uma identidade visual bem legal e fofa assim como a minha, conheça a  Isabela Mascarenhas; dicas para o seu negócio handmade visite o Assim, sim; para personalizar seu blog, trabalhar com código html visite Elaine Gaspareto. Além de produzir peças lindas, bem acabadas, você terá que se preocupar com o seu bloguinho ele é o seu cartão de visitas, a primeira impressão. 
    Espero ter ajudado um pouco, mas existem muitas outras pessoas dando dicas super legais de como trabalhar com feltro, pesquise bastante, junte as  técnicas, leia muito, procure inovar. Lembre-se sempre de colocar a sua marca nas suas imagens, infelizmente tem pessoas que pegam suas fotos e colocam em blogs como se fosse trabalho próprio. 
   Uma leitura mais do que obrigatória de coisas que você não deve fazer na blogosfera está no blog Sobre Viver em Sinop da Cissa, que eu nunca sei se é Fatto ou Branco, Cissa ou Cíntia rsrsrs Leve para toda a vida bloguística!
    Ah , tá bom, já sei que o post ficou grande! Mas eu não queria que vocês ficassem presas ao "dicas para trabalhar com feltro 3 a missão"! Se você não viu a primeira parte, veja aqui.
    Só faltam essas duas linhas para agradecer a minha irmã, que foi quem me ensinou os primeiros pontos no feltro, teve toda paciência do mundo e foi minha maior incentivadora na criação do blog.
    Bons trabalhos a todas vocês!
    Grande beijo!

13 comentários:

CANTINHO DA EDNA ATELIÊ disse...

BOA NOITE, PRINCESA! VOCÊ ARRASOU NESSE POST, HEIN!? ELE FICOU RICO, PRÁTICO, DIDÁTICO... COMPLETO! VALEU, AMIGA, ESSAS DICAS SÃO SUPER ÚTEIS. TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA E QUE DEUS CONTINUE TE FAVORECENDO COM SOLICITUDE!

Silvana disse...

Menina que coisa mais boa!Amei as dicas, já trabalho com feltro tem um tempinho, mas aprendi dicas preciosas aqui. Amei a coleção de tampas-moldes rsrs,vou criar a minha.
enfim, obrigada por tudo.
Que sua semana seja muito produtiva.bjos

Daniela de Paula disse...

Adorei as dicas e já vou correndo correndo seguir seu blog.
um beijo,
Daniela

Daniela de Paula disse...

Nossa coincidência. Sim, moro em Quito. Se for, me avise! Adorarei tomar um cafe com você.
um beijo,

Anônimo disse...

Gostei muito de suas dicas.

Obrigada por partilhar seu aprendizado conosco.

Um abraço.

filhadejose.blogspot.com

Mery disse...

Muito orgulhosa estou nesse momento,quem dizia que não levava jeito p/artesanato,hoje dando dicas,parabéns pelo post e pode contar comigo sempre que achar necessário(só que hj está invertido as vezes eu que preciso de dicas kkkk) que Deus abençoe sempre bjinhos de sua maninha.

Lana disse...

Oi Claudia,
não sei se poderia me ajudar, mas vi em seus trabalhos, umas etiquetinhas de tecido, vc mesma faz ?
terei uma grande encomenda de casamento e a noiva pediu a etiqueta com as iniciais dos noivos e não sei como fazer.
desde já te agradeço.
bjos
Lana

Kézya disse...

Olá, sinceramente achei seu blog uns dos mais completos sobre a finalização de um produto, sou Administradora de Empresas e tbm faço toalhas de mão bordadas em ponto cruz e decidi vendê-las... vc simplesmente não tem noção o quanto me ajudou! Foi um excelente ponto de partida para mim! Obrigada e parabéns!

Unknown disse...

mmmmmmmmmmmmmmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaravilha de dicas!!!!!!!!!!que deus te abençoe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Carmen disse...

Uau !! Que explicação legal!!
Agora vou ver a primeira parte...
Bjs

Lígia Rodrigues Lacerda disse...

Achei ótimas suas explicações, claras e objetivas. Obrigado por compartilhar isso conosco.
Gostaria de saber o seguinte, fiz umas corujinhas e queria que elas ficasse de pé, o que devo usar para dar peso a essas peças?
Obrigada, aguardo sua resposta.

Lígia

Unknown disse...

Adorei! Super explicadinho!!
Parabéns pelas postagens!

www.dimarquiartesanatos.blogspot.com

Claudia Barbosa disse...

Olá, bom dia! Conheci o blog agora e vim dar uma espiadinha e já dorei as explicações e dicas. Estou saindo pro trabalhi, por isso não dá pra ler tudo, mas vou voltar. Parabéns pelo blog! Muito bom Um abraço